::Confraria do Júri::

 
 

 

      

Enquete

Você é a favor da ampliação da competência do Tribunal do Júri para outros crimes seguidos de morte?
 
Sim, para qualquer crime doloso seguido de morte.
Sim, com exceção do estupro seguido de morte.
Não. A competência do Tribunal do Júri deve permanecer a mesma.
Não tenho opinião formada.

 
Ver resultados
 
  
  
     Notícias
 
28/08/2014  - Caso Bernardo: Promotora destaca que testemunhas ouvidas confirmaram tese acusatória do MP
 
MP-RS

Quatro testemunhas de acusação foram ouvidas na primeira audiência de instrução do processo criminal relativo à morte do menino Bernardo Uglione Boldrini. Realizada no Fórum da Comarca de Três Passos nesta terça-feira, 26, a audiência teve duração de quase 12 horas. A Promotora de Justiça titular do processo, Silvia Jappe, e o Promotor de Justiça designado para a audiência, Leandro Capaverde Pereira, representaram o Ministério Público. Os trabalhos, presididos pelo Juiz de Direito Marcos Luís Agostini, também contaram com a participação dos Advogados de Defesa dos réus Leandro Boldrini, Graciele Ugulini, Edelvânia Wirganovicz e Evandro Wirganovicz. Os dois últimos denunciados estiveram presentes.

Ao final da audiência, em manifestação à Imprensa, a Promotora de Justiça Silvia Jappe destacou que as quatro testemunhas ouvidas confirmaram a tese acusatória do Ministério Público sobre a participação dos envolvidos. “Todos foram claros e podemos classificar como bastante produtivas as provas que estão sendo produzidas”, ressaltou. Questionada por um repórter sobre a participação de Leandro Boldrini, pai da vítima, a Promotora destacou que a tese do MP de que ele foi o mentor intelectual do crime está sendo reforçada na audiência.

Foram ouvidas nesta primeira audiência duas Delegadas de Polícia, um Médico Ginecologista colega do réu Leandro Boldrini e a Dentista que atendia Bernardo Boldrini.

Em suas falas, a Delegada que presidiu o inquérito policial e a Delegada Regional de Três Passos fizeram um detalhado relato da investigação realizada que resultou no indiciamento de Leandro Boldrini, Graciele Ugulini, Edelvânia Wirganovicz e Evandro Wirganovicz pelos crimes de homicídio e ocultação de cadáver. Ambas confirmaram na audiência ter a convicção da participação de todos os indiciados e de que o pai da vítima foi o mentor do assassinato.

Outro a ser ouvido foi um Médico Ginecologista colega de Leandro Boldrini. Ele lembrou que logo que soube do desaparecimento de Bernardo Boldrini foi até a casa da família prestar solidariedade. Segundo ele, Leandro em nenhum momento demonstrou estar preocupado ou abalado com a situação. “Me impressionou a frieza com o desaparecimento do filho”, ressaltou. Na sequência, a Dentista que atendia o menino afirmou que não havia cooperação da família quanto aos cuidados com a higiene bucal da criança e que identificava em Bernardo uma enorme carência afetiva. Em sua fala, ela ressaltou ainda que ficou surpresa ao receber uma mensagem de Leandro Boldrini no domingo, dois dias após o sumiço de Bernardo, algo que não era comum na postura do pai.

PRÓXIMOS PASSOS

As sete testemunhas de acusação que não foram ouvidas hoje irão depor em 8 de setembro, a partir das 9h, no Foro de Três Passos. Ao todo, 77 pessoas foram arroladas pelo Ministério Público, autor da ação, e pelas defesas dos quatro acusados. Algumas delas serão ouvidas através de carta precatória (quando residem em outra Comarca).

Já há data definida para a inquirição de testemunhas em Coronel Bicaco (3/9), Tenente Portela (4/9), Rodeio Bonito (9/9) e Frederico Westphalen (11/9). Haverá cartas precatórias sendo cumpridas também em Campo Novo, Santo Augusto, Palmeira das Missões, Ijuí, Santo Angelo, Porto Alegre e Florianópolis (SC).

O réu Leandro Boldrini, a pedido da defesa, não estará presente em nenhuma das audiências em que serão ouvidas as testemunhas. Edelvânia acompanhará as oitivas em Três Passos, Frederico Westphalen e Rodeio Bonito. Já Evandro, estará presente nessas duas últimas. Graciele não deverá acompanhar a audiência do dia 8/9, em Três Passos.

Para ouvir o boletim da Rádio MP, clique aqui.

Voltar


comente/critique essa matéria

 

 Confraria do Júri - Rua 6, s/nº, CPA - Cuiabá/MT