::Confraria do Júri::

 
 

 

      

Enquete

Você é a favor da ampliação da competência do Tribunal do Júri para outros crimes seguidos de morte?
 
Sim, para qualquer crime doloso seguido de morte.
Sim, com exceção do estupro seguido de morte.
Não. A competência do Tribunal do Júri deve permanecer a mesma.
Não tenho opinião formada.

 
Ver resultados
 
  
  
     Notícias
 
27/08/2014  - Caso Bernardo: Audiência de instrução dura quase 12h e segue em setembro
 
TJ-RS

Durou quase 12 horas a audiência de instrução realizada na Comarca de Três Passos para ouvir testemunhas no processo criminal que apura a morte de Bernardo Uglione Boldrini. Inicialmente, o Juiz de Direito Marcos Luís Agostini determinou a inquirição de 33 testemunhas, sendo 11 de acusação e 22 de defesa. Entretanto, apenas quatro pessoas foram ouvidas, devido ao tempo de duração dos depoimentos.

Atuaram pelo Ministério Público os promotores Silvia Jappe e Leandro Capaverde Pereira. Na Assistência de Acusação, o Advogado Marlon Taborda.

Inquérito policial

Duas delegadas de Polícia foram arroladas pelo Ministério Público como testemunhas de acusação. A primeira delas, que presidiu o inquérito policial que indiciou Leandro Boldrini, Graciele Ugulini, Edelvânia Wirganovicz e Evandro Wirganovicz pelo crime de homicídio e ocultação de cadáver, falou por quase cinco horas. No extenso depoimento, que começou às 10h e foi até por volta das 14h40min, a delegada reiterou os motivos que a levaram a indiciar os réus. Ela fez um relato sobre as investigações, desde a ida à escola em que Bernardo estudava até a conversa com a família e a suspeita de que o pai e a madrasta estavam envolvidos no sumiço da criança.

A delegada também citou os principais depoimentos que foram decisivos para as investigações. Como o de uma amiga de Graciele que relatou que a madrasta de Bernardo ameaçava deixar Leandro por causa do filho dele. Ela dizia que ele (Leandro) teria que escolher entre ela e Bernardo. A amiga também relatou à delegada que o plano do casal seria sumir com o guri e, uns três ou quatro dias depois, darem conta do desaparecimento dele.

Laudo pericial apontou que a criança foi morta em 4/4, dia do seu desaparecimento. Também indicou que haviab Midazolam no estômago da vítima. Quanto ao uso desse medicamento, a delegada disse que investigou nas farmácias de Frederico Westphalen e constatou que Edelvânia comprou o remédio com uma receita assinada pelo médico Leandro Boldrini. Uma funcionária da clínica do réu informou que deu falta de algumas ampolas da substância. Solicitamos à pericia que nos informassem, conforme o peso, a altura e a idade de Bernardo, se uma superdosagem de midazolam poderia matá-lo e nos foi informado que sim. Que 10 ml do medicamento seriam suficientes, detalhou.

Vídeos

A titular da Delegacia de Polícia de Três Passos também destacou a existência de um vídeo gravado no celular de Leandro (que havia sido apagado, mas as imagens foram recuperadas por peritos), que considerou chocante, onde Graciele ameaça Bernardo. O guri aparece gritando por socorro e afirmando que seria morto pelo pai e pela madrasta. Dizia também que tinha sido agredido e que tinha marcas pelo corpo. Segundo a policial, Graciele aparece dizendo: Vamos ver quem vai para baixo da terra primeiro. Tu vai ter o mesmo fim da tua mãe, destacou a policial. Esse vídeo teria sido feito em agosto do ano passado.

Em outra gravação feita pelo celular de Leandro, o menino teria em mãos um facão que teria sido dado pelo pai e, em seguida, retirado das mãos da criança, como se esse o estivesse ameaçando. Leandro foi até a Delegacia e mostrou essas imagens, com a intenção de ¿se precaver¿, segundo ele. O policial que o atendeu disse que esse não era o comportamento de um pai, pois ele estava instigando a violência no filho. A delegada enfatizou que, das mais de cem pessoas que ouviu durante as investigações, nenhuma descrevia Bernardo como agressivo. Mas sim como uma criança calma, carinhosa, carente de afeto, disse a testemunha.

Apontados como mentores

No relato, a delegada disse que Graciele usava as roupas da mãe de Bernardo e que ele era proibido de falar nela dentro de casa. Leandro dizia tua mãe te deixou, o que seria de ti sem mim.

A delegada confirmou também considerar Leandro e Graciele os mentores do crime, apontando os elementos de sua convicção: Desde o início, eles forjaram um álibi de ¿família perfeita¿, contradizendo os relatos. Leandro mascarou o ódio de Graciele por Bernardo. Ele estava despreocupado em procurar o guri. Quando ligou para a rádio (Farroupilha) do domingo à noite para relatar o sumiço do filho, se referiu a ele como ¿esse menino morava com a nossa família¿. A compra do midazolam com receita assinada por Leandro. E nos chamou a atenção o fato deles nunca irem atrás do menino quando ele saía e, desta vez, resolveram procurá-lo para demonstrar preocupação.

Para a delegada, o casal tinha certeza de que não seria pego. Para a titular do inquérito policial que investigou a morte de Bernardo, ficou claro que Leandro queria tanto quanto Graciele se livrar do garoto. Mas que o médico não queria meter a mão na massa, deixando para Kelly a execução do crime.

A defesa de Leandro Boldrini levou quatro malas e dois sacos plásticos cheios de roupas e sapatos de Bernardo, confrontando as afirmações da autoridade policial de que o menino andava mal vestido e dependia de doações de terceiros.

O advogado de Evandro questionou sobre os fatos que levaram a delegada a indiciar o irmão de Edelvânia. Argumentou que poucas vezes ele foi citado pelas testemunhas, que a irmã dele tinha calos nas mãos (e, por isso, poderia ter sido ela a pessoa que cavou o buraco onde Bernardo foi enterrado) e que o detector de mentiras a que o acusado foi submetido apontou para um resultado inconclusivo.

A delegada lembrou que uma testemunha viu o carro de Evandro próximo ao local onde estava o corpo e que a mesma anotou o número da placa e ligou para a Brigada Militar para confirmar a quem pertencia o veículo. Isso teria ocorrido na quarta-feira, dois dias antes do crime. Ele se esquivou para ir na Delegacia. A mulher dele também suspeitou e ele não negou para ela, só chorou, relembrou.

A outra delegada, cujo depoimento encerrou o dia de oitivas, também deu detalhes das investigações, das análises das escutas telefônicas e do relato das testemunhas. Toda a história leva a crer que Bernardo era um estorvo na vida do casal, afirmou.

Carência afetiva

Em seguida, por volta das 14h45min, o ginecologista amigo de Leandro passou a testemunhar. O depoimento dele foi até próximo das 15h30min. No relato, o médico contou que fez o parto da filha de Graciele e afirmou conhecer bem Leandro, mas não tinha muito contato com Bernardo. Ele contou que a esposa, psicóloga especialista em terapia familiar, atendeu o menino algumas vezes e deu o diagnóstico para Leandro: Bernardo não tinha nenhum problema psicólogico, era uma carência afetiva, afirmou o ginecologista.

Graciele teria levado o menino nas primeiras sessões, mas depois ele passou a ir sozinho. Depois do desaparecimento do garoto, a testemunha conta que visitou Leandro duas vezes, mas que observou a falta de emoção do colega: Ele não demonstrou nenhuma emoção. Não parecia um pai abalado pelo desaparecimento do filho. Contou ainda que Leandro, mesmo com o filho desaparecido, continuou trabalhando e, inclusive, fez cirurgias.

O ginecologista descreveu Leandro Boldrini como um médico dedicado e excelente profissional.

"Bernardo fazia tudo sozinho"

A dentista que atendia Bernardo também testemunhou. Ela contou que o garoto ia com frequência ao seu consultório, sempre sozinho. Ela explicou que o menino precisava usar um aparelho dentário extensor e que isso iria requerer a ajuda de um adulto, devido à necessidade de higienização correta da boca. A dentista foi procurar Leandro e a resposta foi negativa: Ele disse para que eu achasse outra solução porque não teria como, afirmou a dentista ao ressaltar que Leandro concordava com a rigidez de Graciele com o menino, porque esse precisava de disciplina.

A testemunha afirmou que via o médico como uma pessoa superocupada, sem tempo para a casa e para a família. Bernardo fazia tudo sozinho, não tinha ajuda, frisou.

Ela pensou, então, pedir a cooperação de Graciele. E ele respondeu que não havia essa chance. Mesmo assim, a dentista foi procurar a madrasta de Bernardo e pedir ajuda dela para o tratamento. Ela falou muito mal dele. Disse que ele era relaxado e que ficava dias sem escovar os dentes.

Percebendo a solidão da criança, a dentista disse que o aconselhava a ficar mais em casa e aproveitar a família, mas Bernardo fugia do assunto. Ele dizia que o pai não tinha tempo para ele porque estava salvando vidas.

Próximos passos

As sete testemunhas de acusação que não foram ouvidas hoje irão depor no próximo dia 8/9, às 9h, no Foro de Três Passos. Ao todo, 77 pessoas foram arroladas pelo Ministério Público, autor da ação, e pelas defesas dos quatro acusados. Algumas delas serão ouvidas através de carta precatória (quando residem em outra Comarca).

Já há data definida para a inquirição de testemunhas em Coronel Bicaco (3/9), Tenente Portela (4/9), Rodeio Bonito (9/9) e Frederico Westphalen (11/9). Haverá cartas precatórias sendo cumpridas também em Campo Novo, Santo Augusto, Palmeira das Missões, Ijuí, Santo Angelo, Porto Alegre e Florianópolis (SC).

O réu Leandro Boldrini, a pedido da defesa, não estará presente em nenhuma das audiências em que serão ouvidas as testemunhas. Edelvânia acompanhará as oitivas em Três Passos, Frederico Westphalen e Rodeio Bonito. Já Evandro, estará presente nessas duas últimas. Graciele não deverá acompanhar a audiência do dia 8/9, em Três Passos.

Voltar


comente/critique essa matéria

 

 Confraria do Júri - Rua 6, s/nº, CPA - Cuiabá/MT