::Confraria do Júri::

 
 

 

      

Enquete

Você é a favor da ampliação da competência do Tribunal do Júri para outros crimes seguidos de morte?
 
Sim, para qualquer crime doloso seguido de morte.
Sim, com exceção do estupro seguido de morte.
Não. A competência do Tribunal do Júri deve permanecer a mesma.
Não tenho opinião formada.

 
Ver resultados
 
  
  
     Notícias
 
21/08/2014  - MP-SP tira dúvidas sobre a Lei do Feminicídio
 
MP-SP

O Ministério Público do Estado de São Paulo lançou este mês a Campanha “Senado: Inclua o Feminicídio no Código Penal”. O objetivo é convencer o Congresso Nacional, por meio do abaixo-assinado eletrônico #LeidoFeminicídio - www.change.org/leidofeminicidio, da necessidade de aprovar Projeto de Lei que tornará o assassinato de mulheres, homicídio qualificado, aumentando a pena para quem o pratica.

Mas o que é a Lei do Feminicídio? Por que é necessário criar uma lei específica para o assassinato de mulheres? E a violência contra os homens? Ela não é maior que a violência contra as mulheres?

Confira aqui respostas para estas e outras perguntas comuns sobre o feminicídio.

O que é feminicídio?

O feminicídio é o assassinato de uma mulher pelo fato de ser mulher. É diferente dos outros tipos de homicídio, pois, geralmente, resulta de uma história de vida marcada por diversos episódios de violência verbal, física, psicológica, privações, etc. Na maioria dos casos, o agressor é o parceiro da vítima. O feminicídio pode ocorrer por um desses motivos: violência doméstica e familiar; violência sexual; mutilação ou desfiguração; emprego de tortura ou qualquer outro meio cruel ou degradante.

A Lei Maria da Penha não é suficiente para combater esse crime?

A Lei Maria da Penha é um instrumento muito importante para combater e prevenir a violência no âmbito doméstico e familiar, como as humilhações, xingamentos, ameaças e agressões. Contudo, a Lei Maria da Penha não tratou especificamente do assassinato de mulheres. Milhares de mulheres foram mortas nas mãos de seus parceiros, índice que vem crescendo a cada ano. Por isso, é muito importante incluir o feminicídio no Código Penal.

O que muda com a Lei do Feminicídio?

A lei cria mais uma qualificadora para o crime de homicídio, a exemplo do que já ocorre quando o assassinato se dá por motivo torpe, fútil ou recurso que impossibilite a defesa do ofendido. Com a lei, o feminicídio será punido com pena de 12 a 30 anos de reclusão e passará a ser considerado crime hediondo. A presença de qualificadora objetiva também afastará a possibilidade desses assassinatos serem interpretados como crimes passionais.

Esta lei fere a Constituição? Não somos todos iguais perante a Lei?

A Lei do Feminicídio não fere a Constituição Federal e a sua aprovação não mudará o status de igualdade formal entre homens e mulheres na lei. Homens e mulheres são iguais em direito, mas exercem esses direitos de forma diferente. São séculos de desigualdade e discriminação que justificam uma atuação protetiva da lei. Tanto é assim que várias organizações respeitadas apoiam este projeto, como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Poder Judiciário do Estado de São Paulo (COMESP), e o Instituto Patrícia Galvão, entre outros.

E a violência contra os homens? Ela é maior que a violência contra as mulheres?

O que ocorre é que homens e mulheres são atingidos pela violência de maneira diferente: enquanto os homens geralmente sofrem violência no espaço público, as mulheres a sofrem dentro de suas próprias casas, na maioria das vezes por (ex)companheiros e familiares. Vários fatores como o medo, a reconciliação e a fragilidade gerada pela violência contínua dificultam a reação da mulher.

O crime de homicídio não deveria ser o mesmo para homens e mulheres?

E vai continuar sendo. O homicídio contra homens continua a ser punido e reprimido no Código Penal, de acordo com a gravidade de cada fato. O feminicídio ocorre em circunstâncias específicas, que justificam a imposição de uma pena mais grave, assim como já ocorre quando o homicídio é praticado por motivo fútil, torpe, e/ou com recurso que impossibilite a defesa do ofendido, por exemplo. Portanto essa previsão em nada afeta a punição do homicídio contra vítimas homens.

Voltar


comente/critique essa matéria

 

 Confraria do Júri - Rua 6, s/nº, CPA - Cuiabá/MT