::Confraria do Júri::

 
 

 

      

Enquete

Você é a favor da ampliação da competência do Tribunal do Júri para outros crimes seguidos de morte?
 
Sim, para qualquer crime doloso seguido de morte.
Sim, com exceção do estupro seguido de morte.
Não. A competência do Tribunal do Júri deve permanecer a mesma.
Não tenho opinião formada.

 
Ver resultados
 
  
  
     Notícias
 
18/08/2014  - Devido a melancia e um facão, juiz suspende Tribunal do Júri em Mossoró
 
Jornal de Fato

O advogado João Saldanha da Silva tentou fazer uma demonstração de como seria o ferimento na cabeça de uma pessoa usando uma melancia e um facão durante o Tribunal do Júri Popular realizado nesta segunda-feira, 18, no Fórum Silveira Martins, Mossoró, e foi impedido pelo juiz Vagnos Kelly Figueiredo de Medeiros, presidente dos trabalhos.

O julgamento começou às 8h, com a presença do réu, das testemunhas, da segurança, oficiais de justiça, juiz, promotor, estudantes de direito, enfim, toda a estrutura necessária prevista em lei para que o pedreiro Carlos Alberto da Silva, de 35 anos, respondesse perante a sociedade por tentar matar a ex-mulher, Verkleide Alves da Silva, de 28 anos.

O juiz Vagnos Kelly, após abrir os trabalhos, fez o sorteio de sete jurados dos 22 escolhidos na sociedade mossoroense. Ouviu as testemunhas e o réu. Em seguida abriu a contagem de tempo para o promotor Armando Lúcio Ribeiro defender a tese de acusação, pedindo a condenação do réu por tentativa de homicídio qualificada.

Assim foi feito. Depois de concluído o trabalho do promotor, o juiz Vagnos Kelly abriu contagem de tempo de uma hora e meia para o advogado João Saldanha da Silva defender a tese de defesa para convencer os jurados de que seu cliente Carlos Alberto não tinha a intenção de matar. Após breve exposição dos fatos, pediu uma melancia e um facão.

Quando chegou com os objetos ao plenário, o promotor Armando Lúcio Ribeiro protestou. Pediu que o juiz presidente não aceitasse, explicando que, como os dois objetos não haviam sido anexados ao processo três dias antes, não eram permitidos serem expostos em plenário durante o julgamento na exposição dos fatos, seja este qual seja.

O advogado João Saldanha tentou explicar, dizendo que não se tratava de provas do processo e sim apenas objetos que iam auxiliá-lo numa demonstração de como aconteceu o ataque de Carlos Alberto a ex-mulher Verkleide Alves da Silva. Insistiu em continuar com o mesmo discurso e o juiz o advertiu que, se continuasse, o julgamento não teria efeito.

João Saldanha continuou e o juiz Vagnos Kelly dissolveu o Conselho de Sentença e remarcou o julgamento para o dia 10 de setembro de 2014.

Voltar


comente/critique essa matéria

 

 Confraria do Júri - Rua 6, s/nº, CPA - Cuiabá/MT