::Confraria do Júri::

 
 

 

      

Enquete

Você é a favor da ampliação da competência do Tribunal do Júri para outros crimes seguidos de morte?
 
Sim, para qualquer crime doloso seguido de morte.
Sim, com exceção do estupro seguido de morte.
Não. A competência do Tribunal do Júri deve permanecer a mesma.
Não tenho opinião formada.

 
Ver resultados
 
  
  
     Notícias
 
30/07/2014  - Cuiabá: Divulgada pauta do Júri para o mês de agosto
 
TJ-MT

A juíza Mônica Catarina Perri Siqueira, da 1ª Vara Criminal de Cuiabá, vai presidir entre os dias 1º e 26 de agosto 13 sessões de julgamento. Serão julgados 10 homicídios e 3 tentativas, envolvendo 15 réus. Com exceção do julgamento do dia 20 de agosto, que ocorrerá às 8h, todos os demais serão realizados a partir das 13h30, no auditório do Tribunal do Júri do Fórum de Cuiabá.

Benedito Ferreira dos Santos será o primeiro a se sentar no banco dos réus, no dia 1º de agosto. Ele é acusado de ter matado o ex-marido de sua companheira com quatro tiros de espingarda, quando este, alcoolizado, tentou adentrar sua casa, no intuito de ver os filhos. O denunciado, que tem antecedentes criminais, fugiu após cometer o delito.

O segundo julgamento do mês acontece no dia 4. João Murta do Prado, o João da Luz, foi denunciado pelo crime de homicídio contra Ivan de Moraes Machado. De acordo com os autos, no dia 13 de agosto de 1999, por volta das 18h, o acusado desferiu três tiros contra a vítima em via pública, utilizando-se de uma arma de fogo do tipo revólver, calibre 38, da qual não tinha autorização.

No dia 6 de agosto o júri popular será de Mirton Rossani. Segundo denúncia do Ministério Público, no dia 20 de junho de 2002 o réu desferiu vários golpes de martelo em seu colega de trabalho, Valmir de Souza Pinto, causando-lhe ferimentos graves. A tentativa de homicídio se deu porque o mestre-de-obras o havia questionado sobre a origem do martelo que segurava, já que ferramenta idêntica tinha sido furtada da obra. O crime somente não se consumou porque os outros trabalhadores da obra conseguiram socorrê-lo a tempo.

Já o réu Odalo dos Santos enfrentará o júri no dia 18 de agosto. De acordo com a denúncia, em 22 de junho de 2000, por volta das 14h50, o acusado deu três golpes de faca em sua ex-esposa, Adeleide Cândida da Silva, provocando-lhe lesões que a levaram a óbito. O motivo do crime se deu porque a vítima o ameaçou de morte, por diversas vezes, em razão de uma divergência sobre a divisão de bens quando da separação do casal, ficando o réu devendo-lhe a quantia de R$ 2.000. Em represália, o acusado cometeu o crime.

No dia 20 de agosto, às 8h, acontecerá o julgamento dos réus, Daniel Paredes Ferreira, Maycon José Cardoso Nogueira e Kleber Azevedo Santos, que atualmente encontram-se presos. Os acusados foram denunciados por participação em um crime hediondo encomendado contra Ângela Cristina Peixoto da Silva. Sob orientação do marido da vítima e suposto mandante do crime, Damião Francisco Rezende, os acusados surpreenderam-na enquanto estava deitada, em sua residência, com facadas que a levaram à morte.

“O crime foi perpetrado mediante paga ou promessa de recompensa, tendo sido utilizado recurso que dificultou a defesa da vítima, pois esta foi surpreendida dentro de sua casa enquanto dormia, sendo subjugada por dois homens armados com facas, amarrada e depois morta, sem chance de defesa e praticado por meio cruel, pois a forma de execução e quantidade de golpes causou à vítima sofrimento desnecessário à consumação do crime”.

Trata-se de delito de violência doméstica contra a mulher, conforme o art. 5º da Lei 11.340/06. Segundo consta nos autos, Ângela e Damião viviam em união estável desde 2008, mas passavam por problemas conjugais.

Clique aqui e confira a lista completa de todos os julgamentos do Tribunal do Júri.

Voltar


comente/critique essa matéria

 

 Confraria do Júri - Rua 6, s/nº, CPA - Cuiabá/MT