::Confraria do Júri::

 
 

 

      

Enquete

Você é a favor da ampliação da competência do Tribunal do Júri para outros crimes seguidos de morte?
 
Sim, para qualquer crime doloso seguido de morte.
Sim, com exceção do estupro seguido de morte.
Não. A competência do Tribunal do Júri deve permanecer a mesma.
Não tenho opinião formada.

 
Ver resultados
 
  
  
     Notícias
 
22/07/2014  - MT: Assassino da ex e filho pega 43 anos de prisão
 
Raquel Ferreira - Jornal A Gazeta

O pedreiro Jeanderson Xavier Rangel, 25, foi condenado a 43 anos e 10 meses de prisão, em regime inicialmente fechado, pelos assassinatos da ex-namorada, a estudante Ariely Lopes, 21, e do filho do casal, o menino Hemilton Jorge Rangel, 4. A sentença foi lida pela juíza Mônica Catarina Perri Siqueira, após 10 horas de julgamento. Os jurados entenderam que o acusado praticou homicídio duplamente qualificado (motivo torpe e emboscada) contra a ex-namorada e triplamente qualificado (motivo torpe, meio cruel e emboscada) contra o filho. Para o policial militar Hemilton Lopes, 47, pai e avô das vítimas, a Justiça foi feita, embora a prisão do culpado não elimine a dor provocada pela morte dos familiares. “Espero que o Jeanderson use esse tempo preso para refletir sobre o que fez, pensar na vida dele e saia uma pessoa melhor. Tomara que não use a cadeia como uma universidade do crime, como muitos fazem”.

Durante o julgamento, Hemilton destacou não ter mágoa de Jeanderson, a quem sempre tratou bem, sem desentendimentos. “Não vou me apegar a isso, porque faz mal para mim, para minha família. A Justiça foi feita, vamos seguir a nossa vida, apesar de toda saudade da Ariely e do Tinho”. O policial comenta que a família começará a militar em combate à violência doméstica, um tema que jamais imaginou viver dentro de casa. Relembra que na época dos assassinatos estava concluindo faculdade de Direito e o Trabalho de Conclusão de Curso abordava justamente a violência contra a mulher. “Defini o tema no começo da faculdade, sem nunca imaginar que viveria tão de perto. Apresentar o TCC foi um sofrimento muito grande”.

O julgamento teve início às 13h30 e encerrou às 23h30, com leitura da sentença. No decorrer da tarde, 5 testemunhas, 4 de acusação e uma de defesa, foram ouvidas. Jeanderson apresentou uma terceira versão sobre o que ocorreu na data dos homicídios. Disse que o tiro que atingiu a cabeça de Hemilton foi disparado durante um desentendimento com Ariely, que segurava a arma. Já a ex-namorada foi alvejada 2 vezes na cabeça e uma no braço durante um acesso de raiva. Contou que tentou socorrer o filho e ao mesmo tempo tomar a arma da mulher. Para o promotor de Justiça, João Veras Gadelha, os fatos relatados pelo condenado não fazem o menor sentido.

Com base na quebra de sigilo telefônico de Jeanderson, a promotoria apresentou o trajeto percorrido pelo acusado na data tos crimes e defendeu a condenação por homicídios com qualificadoras. Denúncia do MPE aponta que ele matou para se livrar do pagamento de pensão e nova responsabilidade, quanto a suposta gravidez da vítima. O defensor público José Evangelista tentou excluir as qualificadoras, buscando uma condenação por crime de homicídio privilegiado, em relação a Ariely, e culposo, quanto ao menino. Segundo a defesa, a insistência da vítima em reatar o relacionamento e as constantes ligações para o acusado podem ter contribuído para o desfecho trágico. Ariely e Jeanderson começaram a namorar quando a vítima tinha 15 anos e ela engravidou em seguida. Embora nunca tenham casado, eles mantiveram relacionamento assumido perante a família até o acusado ser preso e condenado pelo crime de roubo a mão armada. Mesmo Jeanderson namorando outras mulheres, ele mantinha relações com a estudante, que dias antes da morte afirmava estar grávida do segundo filho.

Voltar


comente/critique essa matéria

 

 Confraria do Júri - Rua 6, s/nº, CPA - Cuiabá/MT