::Confraria do Júri::

 
 

 

      

Enquete

Você é a favor da ampliação da competência do Tribunal do Júri para outros crimes seguidos de morte?
 
Sim, para qualquer crime doloso seguido de morte.
Sim, com exceção do estupro seguido de morte.
Não. A competência do Tribunal do Júri deve permanecer a mesma.
Não tenho opinião formada.

 
Ver resultados
 
  
  
     Notícias
 
19/07/2018  - Em agosto: Palestrantes de diferentes Estados vão se reunir em Cuiabá para debaterem o Tribunal do Júri
 
Confraria do Júri

Serão oito temas diversos, analisando tanto a legislação, quanto a atuação prática em Plenário.



A Associação dos Promotores do Júri (Confraria do Júri) promove, em agosto, o VIII Encontro Estadual do Tribunal do Júri, em Cuiabá, MT. O evento será nos dias 16 e 17, no auditório da Procuradoria Geral de Justiça, realizado em parceria com o Núcleo do Tribunal do Júri do Ministério Público de Mato Grosso (Nujuri) e com o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF-MP-MT). Serão, ao todo, oito painéis, com grandes nomes do Júri nacional. As inscrições, para membros do Ministério Público apenas, deverão ser efetuadas até 10 de agosto, por e-mail: ceaf@mpmt.mp.br. Informações pelo telefone (65) 3613-5157 (CEAF).

A abertura do VIII Encontro Estadual do Tribunal do Júri ocorrerá às 9h, de 16 de agosto. Pela manhã, haverá o painel "Cumprimento imediato da condenação do júri: teoria e prática", ministrado pelo promotor de Justiça em Sergipe, Rafael Schwez Kurkowski, que também é membro auxiliar da Corregedoria Nacional do Ministério Público. Como debatedora, participará a promotora de Justiça em Mato Grosso, Marcelle Rodrigues da Costa e Faria, tesoureira da Confraria do Júri.

Ainda na manhã de 16 de agosto, o promotor de Justiça do Tribunal do Júri de Belo Horizonte (MG), Cláudio Maia Barros, ministra o painel "O júri no novo Código de Processo Penal: Avanços e retrocessos". O debatedor do painel será o promotor de Justiça do Tribunal de Júri de Rondonópolis (MT), Jorge Paulo Damante Pereira.

O terceiro painel do evento começará às 14h, de 16 de agosto, com o tema "Colaboração premiada nos crimes dolosos contra a vida: teoria e prática", que será ministrado pelo promotor de Justiça em São Paulo, Rogério Sanches Cunha, autor de vários livros em Direito Penal e Processual Penal. O debatedor do painel será o promotor de Justiça em Mato Grosso, Renee do Ó Souza, membro auxiliar da Corregedoria Nacional do Ministério Público e que já foi vice-presidente da Confraria do Júri.

Ainda no primeiro dia do evento, haverá o painel "O tribunal do Júri na visão dos tribunais superiores: controvérsias jurisprudenciais", ministrado pelo promotor de Justiça do Tribunal do Júri de Fortaleza (CE), Ythalo Frota Loureiro. Será às 15h30 e terá, como debatedor, o promotor de Justiça do Tribunal do Júri de Juína (MT), Dannilo Preti Vieira, que é membro da atual diretoria da Confraria do Júri.

Para fechar o dia 16 de agosto, haverá o quinto painel, com o tema "Otimização da atuação no Júri", ministrado pelo promotor de Justiça do Tribunal do Júri de Várzea Grande e membro do Gaeco, César Danilo Ribeiro de Novais, que também presidiu a Confraria do Júri por duas gestões. Como debatedora, atuará a promotora de Justiça do Tribunal do Júri de Diamantino (MT), Gileade Pereira de Souza Maia.

Segundo dia do evento

O VIII Encontro Estadual do Júri começa, em seu segundo dia, com o painel "Técnicas de atuação no Plenário do Júri", ministrado pelo promotor de Justiça do Tribunal do Júri de Porto Alegre, Eugenio Paes Amorim. Como debatedor, participará o promotor de Justiça do Tribunal do Júri de Cuiabá, Antonio Sergio Cordeiro Piedade, ex-presidente da Confraria do Júri.

Na tarde de 17 de agosto, acontecem mais dois painéis. Às 14h, o painel "A arte do convencimento no Tribunal do Júri", com o promotor de Justiça do Tribunal do Júri de Anicuns (GO), Danni Sales Silva. O debatedor será o presidente da Confraria do Júri e promotor de Justiça em Mato Grosso, Caio Márcio Loureiro.

O último painel do evento trará o tema "Modelo ideal de investigação de homicídio", exposto pelo promotor de Justiça Frederico César Batista Ribeiro, vice-presidente da Confraria do Júri. O promotor de Justiça do Tribunal do Júri de Barra do Garças, Wdison Luiz Franco Mendes, será o debatedor. Para encerrar o VIII Encontro Estadual do Tribunal do Júri, será lançada a obra "A luta por justiça no Júri".

Conforme a organização do evento, a "atuação no Tribunal do Júri reclama aperfeiçoamento permanente, visando o desempenho eficaz e eficiente nos procedimentos dos crimes dolosos contra a vida". Por isso, anualmente, são realizados os encontros em prol do tribunal popular, sempre com a participação da Confraria do Júri.

O VIII Encontro Estadual do Tribunal do Júri tem, ainda, o apoio da Fundação Escola Superior do Ministério Público (FESPMP) e da Associação Mato-grossense do Ministério Público (AMMP). O presidente da Confraria do Júri, Caio Márcio Loureiro, ressalta a presença, no evento, de expositores de diferentes Estados brasileiros, o que fortalece a troca de experiências dentro do Ministério Público, sempre a favor do interesse da sociedade.

- Clique aqui e abra a programação do evento.

Voltar


comente/critique essa matéria

 

 Confraria do Júri - Rua 6, s/nº, CPA - Cuiabá/MT