::Confraria do Júri::

 
 

 

      

Enquete

Você é a favor da ampliação da competência do Tribunal do Júri para outros crimes seguidos de morte?
 
Sim, para qualquer crime doloso seguido de morte.
Sim, com exceção do estupro seguido de morte.
Não. A competência do Tribunal do Júri deve permanecer a mesma.
Não tenho opinião formada.

 
Ver resultados
 
  
  
     Notícias
 
20/06/2018  - STJ restabelece decisão de pronúncia e ré será julgada por crimes conexos em Tribunal do Júri
 
MP-GO

O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, em sede de recurso em sentido estrito, excluiu da pronúncia, de ofício, o crime conexo de roubo de ré acusada de ser mandante do assassinato de seu ex-marido, rejeitando a sua submissão a Júri Popular também pelo delito contra o patrimônio. A corte entendeu que, apesar dos indícios da ocorrência de roubo com emprego de arma e o concurso de duas ou mais pessoas, a subtração dos objetos não havia sido intuito da acusada e, sim, das pessoas que executaram o crime de homicídio.

Então, o Ministério Público de Goiás, por meio da Procuradoria de Recursos Constitucionais, manejou recurso especial objetivando fosse reformado o acórdão e julgada a ré nos exatos termos da decisão de pronúncia do juiz de 1o grau. Fundamentou que a corte goiana exorbitou os limites do ato jurídico e usurpou a competência do Júri.

Ao apreciar a questão, o Superior Tribunal de Justiça, anuindo com as razões ministeriais, ratificou que a decisão de pronúncia somente deve revelar um juízo de probabilidade e não de certeza. O STJ concluiu que o TJGO invadiu a competência conferida ao Tribunal do Júri ao reformar a decisão de pronúncia para excluir a imputação da prática de crime conexo. O recurso especial foi, assim, provido.

Clique aqui e leia a decisão!

Voltar


comente/critique essa matéria

 

 Confraria do Júri - Rua 6, s/nº, CPA - Cuiabá/MT