::Confraria do Júri::

 
 

 

      

Enquete

Você é a favor da ampliação da competência do Tribunal do Júri para outros crimes seguidos de morte?
 
Sim, para qualquer crime doloso seguido de morte.
Sim, com exceção do estupro seguido de morte.
Não. A competência do Tribunal do Júri deve permanecer a mesma.
Não tenho opinião formada.

 
Ver resultados
 
  
  
     Artigos
 
16/04/2015  - O ator principal
 
Editorial - Jornal A Tribuna, de Rondonópolis - MT

Aproveitando o transcurso desta Semana Nacional do Júri, que ocorre em Rondonópolis, em visita feita ao jornal A TRIBUNA anteontem, a corregedora-geral da Justiça, desembargadora Maria Erotides Kneip, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, enalteceu, sobremaneira, o papel que representa o corpo de jurados para a instituição do júri popular. Para a desembargadora, os jurados são os personagens principais de uma sessão de julgamento, pois são eles quem decidem se o réu é culpado ou não.

A Instituição do Júri Popular, na opinião da magistrada, em que pese as críticas que vem recebendo de setores da sociedade, ainda é a ação mais democrática do Poder Judiciário no Brasil, ou seja, é a oportunidade que temos de julgar nosso próximo e fazermos justiça.

A desembargadora Maria Erotides, além do auditório do jornal A TRIBUNA, onde estão sendo realizadas sessões do tribunal do júri, visitou os demais locais que foram escolhidos pelo Poder Judiciário para o mutirão de julgamentos. Com autoridade de quem já atuou por mais de 25 anos como juíza do Tribunal do Júri, a desembargadora ressalta que, o jurado que reclama da sua convocação, não conhece a importância que tem o papel dele em um tribunal do júri e também para a sociedade o, que convenhamos, enquanto este modelo persistir, a magistrada está coberta de razão.

O Tribunal do Júri Popular é de extrema importância para que os processos que mexem diretamente com a vida das pessoas sejam julgados efetivamente. Esse é o momento de exercemos a nossa cidadania, uma vez que a vida é o bem maior de qualquer cidadão.

Ações como essa são capazes de chamar atenção da sociedade no sentido da valorização da vida e não a sua banalização.

Voltar


comente/critique essa matéria

 

 Confraria do Júri - Rua 6, s/nº, CPA - Cuiabá/MT